Marca do Governo
Home MEGP-EB
corner
MEGP-EB PDF Imprimir E-mail

Modelo de Excelência na Gestão Pública do Exército Brasileiro (MEGP-EB)

No ano de 2007, a Assessoria Especial do Gabinete do Comandante do Exército (AEsp/Gab Cmt Ex) representou o Exército Brasileiro junto ao GESPÚBLICA do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), integrando o Comitê Conceitual que elaborou do Modelo de Excelência na Gestão Pública – MEGP/08, alinhando-se assim, com os fundamentos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Desde agosto de 2007, participaram 103 (cento e três) pessoas representando as mais diversas organizações, entre elas: o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, o Banco do Brasil, o INMETRO, a PETROBRAS-Grupo Gera-Ação, a Secretaria de Gestão, a Caixa Econômica Federal (CEF), o Governo do Distrito Federal (GDF), a FNQ, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPT), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Fórum dos Programas Estaduais de Qualidade e Competitividade.

As Ferramentas de Gestão do Sistema de Excelência no Exército Brasileiro (SE-EB) possuem um inter-relacionamento, necessário ao resultado que se busca obter com a utilização das mesmas.

Tudo começa na Auto-Avaliação, onde por intermédio de um processo consagrado e de uso internacional, 08 (oito) Critérios de Excelência são verificados com base no novo Modelo de Excelência na Gestão Pública customizado para o Exército Brasileiro (MEGP-EB).

{mosimage} 

O resultado desta Auto-Avaliação, após a sua Validação por uma equipe externa a Organização Militar (OM), é registrado em um Relatório que apontará de forma direta os Pontos Fortes (PF) e as Oportunidades de Inovação e Melhoria (OIM) da OM. A análise e priorização adequada dos dados resultantes da Auto-Avaliação produzem informações relevantes para o Plano de Gestão da OM e para os seus processos críticos.

Após a execução dos respectivos Planos de Ação, de forma a conduzir as ações da OM alinhadas com a sua Missão, Visão de Futuro e Objetivos Estratégicos Organizacionais, se faz necessário a utilização de um Sistema de Medição de Desempenho Organizacional (SMDO-BSC) para prover a análise crítica necessária à integração das ferramentas.

{mosimage} 

Com base no MEGP-EB, a Assessoria Especial do Gabinete do Comandante do Exército desenvolveu em conjunto com a Fundação Trompowsky, órgão vinculado ao Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), a mais nova ferramenta gerencial, o SISPEG-WEB, disponível desde o dia 2 de abril de 2008 para todas as OM participantes do processo de Auto-Avaliação.

{mosimage} 

O novo sistema viabilizará a integração sistêmica de todo o processo de Melhoria Contínua (MC) de mais de 600 (seiscentas) Organizações Militares do Exército Brasileiro.

A 1ª versão em rede, com acesso via Internet (www.sispegweb.ensino.eb.mil.br), permite o gerenciamento dos Planos de Gestão, Auto-Avaliação, Melhores Práticas de Gestão, Relatórios, Banco de Melhores Práticas, Cadastro da OM, Cadastro do Assessor de Gestão e Visão Sistêmica das OM. Contribui com o Sistema de Medição de Desempenho Organizacional (SMDO/BSC), alinhando os Indicadores de Desempenho Operacionais e Estratégicos das OM de nível Unidade/Subunidade até os seus respectivos Comandos Militares de Área.

A inovação está relacionada à Ficha de Customização dos Critérios de Excelência para o EB (FCC-EB), inserida no SISPEG-WEB, aplicativo desenvolvido em Software Livre.